segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Frutas Exóticas - Mamoncillo

Seu nome científico é Melicoccus bijugatus e pertence à familia das Sapindaceas. É uma árvore frutífera,  originária da América Central, Caribe e norte da América do Sul, que pode atingir até 30m de altura. 
Deve ser cultivada em solos bem drenados e a sol pleno, em climas tropicais e subtropicais. È
também conhecida como lima-espanhola, papamundo, huaya, limoncillo ou guaym.
O Mamoncillo é bastante consumido em países da América Central e do Sul, como Nicarágua, Colômbia e Venezuela. Não é muito comum aqui no Brasil, mas pode ser encontrada na Região Norte do país. 
É rica em vitaminas B1, B3, B6 e B12 e quantidades consideráveis de sais minerais, aminoácidos e ácidos graxos insaturados, como oleico e linoleico.
O Mamoncillo  alivia o estresse, fortalece a imunidade do corpo. Suas folhas ajudam no combate ao vídeio do tabagismo e combate distúrbios do sono, devido a grande conteúdo de ferro e fósforo.
Na Nicarágua suas sementes são moídas para eliminar vermes e parasitos. Pode-se consumir a fruta fresca ou em refrescos e sucos. 

Na Colômbia é matéria prima para confecção de refrigerante.
Outros benefícios da fruta são o combate à doenças renais, epilepsia, aumenta imunidade em grávidas, combate gripes, resfriados e febre alta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário