quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Frutas Exóticas - Pitanga

O seu nome vem da palavra tupi "pyrang", que quer dizer "vermelha". Nativa do Brasil, Eugenia uniflora L. pertence à família botânica das Myrtaceas. É planta arbustiva, de caule e ramos sinuosos e folhas opostas verde-escuras. Suas flores são brancas e muito aromaticas e o seu fruto é uma baga esférica achatada, vermelha quando madura, de sabor agridoce muito apreciado.

As folhas da pitangueira têm muitas propriedades terapêuticas, principalmente adstringente, antireumática, antidesentérica, calmante, febrifuga e vermifuga. O Dr. A.Balbach, em seu livro  Flora Nacional na Medicina Doméstica, indica a infusão ou decocto das folhas de pitanga no combate à diarréia infantil. 

A Embrapa Clima Temperado está iniciando um projeto em que a pitanga será estudada quanto ao seu potencial na prevenção de câncer. Em trabalhos preliminares, extratos de pitanga de coloração alaranjada foram testados em algumas linhagens de células cancerígenas (câncer cólon-retal, câncer de pulmão, câncer renal, câncer de mama, câncer de ovário), demonstrando redução na proliferação e viabilidade celular. Neste projeto será focado o câncer de cólon e serão feitos estudos desde a obtenção e estabilização do extrato, até a identificação dos compostos fitoquímicos e estudos em células cancerígenas de cólon e em animais modificados geneticamente para desenvolver o câncer de cólon. Este projeto conta ainda com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. - Fonte: Embrapa Clima Temperado

Nenhum comentário:

Postar um comentário