quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Frutas Exóticas - Ajuru

O Ajuru ou  Uajuru floresce de março a junho.
Da família   das  Chrysobalanaceae, o Ajuru é um pequeno arbusto que apresenta propriedades hipoglicemiantes comprovadas por pesquisas farmacológicas, sendo utilizada na medicina popular para este fim.  Seus frutos tem uma polpa branca, esponjosa e adocicada, sendo consumidos em muitos países  como doces e conservas.  Em Cuba, onde o Icaco (nome espanhol, muitas vezes escrito Hicaco e jicaco) seus frutos silvestres são recolhidos e transformados em uma conserva doce, que é servido nos restaurantes de Havana como sobremesa.   No Brasil, onde também é chamado Uajuru, seu uso é limitado. O fruto lembra uma ameixa grande na aparência, sendo oval,    branco rosado, magenta, vermelho, ou quase de cor preta.  A pele é fina, e a polpa branca, que é fofo e de gosto insípido, adere à grande semente oblonga.

É bastante utilizada  como planta ornamental na América do norte. Aqui no Brasil, a espécie é conhecida  também como abajurú, abajerú, bajerú, guajurú, entre outros nomes populares, ocorrendo no litoral brasileiro e também no litoral dos paises do norte da América do Sul, América Central,  México, bem como na costa ocidental da África.

O óleo da semente era outrora aproveitado para preparação de uma emulsão antidiarréica e para ungüentos. As raízes, cascas e folhas são adstringentes e utilizadas contra disenterias, catarro de bexiga, leucorréias e pedra nos rins. Seu uso potencial como agente anti-tumoral e também no combate ao diabetes mellitus foram amplamente divulgados na literatura. A semente do Ajuru também pode ser usada como alimento, crua ou torrada.


Fonte: 1 Revista Brasileira de Farmacognosia

Nenhum comentário:

Postar um comentário