domingo, 29 de março de 2009

Frutas Exóticas - Tamarilho (Cyphomandra betacea)

tamarillo ou tamarilho é geralmente considerado como sendo nativo dos AndesO tamarillo ou tamarilho é geralmente considerado como sendo nativo dos Andes. Também conhecido como tomate-de-árvore, possui um sabor suavemente amargo. Pertence à família das Solanaceas (solanaceae), que compreende 2300 espécies de plantas americanas, produtoras de alcalóides. Dessas só se cultivam umas 30 espécies, dentre as quais a planta da batata ou batateira, o tomateiro e o tabaco. É uma planta tropical, mas de altitude, adaptando-se ao clima subtropical; mas só floresce onde as noites são frias.

É cultivada e naturalizada na Argentina, Brasil, Colômbia e Venezuela e na Nova Zelândia amplamente difundida , como uma cultura comercial. No Brasil é conhecida também como tomate francês, tomate arbóreo.
O Tamarilho cresce melhor , precisando sol pleno e necessita de proteção contra ventos fortes. É de porte arbustivo alcançando entre 2-3 m de altura. Não tolera seca prolongada e propaga-se por sementes e estaquias. Tem um aspecto muito semelhante ao do tomate, embora o sabor seja diferente.

É rica em vitamina A, sendo indicada para controlar o colesterol. É apreciada ao natural e seu sabor agridoce também pode ser explorado com sucesso no preparo de sucos, geleias ou compotas, salada de frutas e molhos para acompanhar carnes.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Frutas Exóticas – Rambotã - (Nephelium lappaceum)

folhagem do rambotã - nepheliumDa família botânica das Sapindaceae, é conhecida como a delícia do Pacífico. A Rambutã é nativa da Malásia e comumente cultivada em todo o arquipélago e sudeste da Ásia. É muito popular no Havaí, Tailândia, Vietnã e Indonésia. Adaptou-se muito bem ao clima do norte do Brasil, sendo cultivada comercialmente no estado de Rondônia. É cultivada também no Amazonas e Pará.

Na natureza , a rambotã alcança até 24 metros, ela é parecida com a lichia no que se refere à polpa esbranquiçada e aromática. De sua casca saem pelos típicos. Em cultivo, ela pode atingir até 12 metros de altura . A rambotã pode ser propagada por sementes, enxertia ou alporques e cresce bem em solo ácido, bem drenados e com elevado teor de matéria orgânica.

Na fase adulta, podem render até 200 quilos por planta. São as fêmeas que produzem porque os machos dão apenas flor. O espaçamento entre as árvores deve ser de oito a dez metros.

Na Malásia, frutificam geralmente duas vezes por ano, a primeira, fruto do rambotãoa cultura principal, em junho e uma menor em Dezembro. Nas Filipinas, a floração ocorre a partir de finais de Março e início de Maio e os frutos maduros a partir de julho a outubro ou ocasionalmente em novembro. Os frutos devem ser manuseados com cuidado e mantido seco, fresco e bem ventilado para atrasar a deterioração.

OUTROS NOMES:
Entre nós é conhecida como rambotão; em países de língua inglesa: rambutan; Espanhol: rambután; Frances: ramboutan , ramboutanier, lichi chevelu; Alemanha: Rambutan; Filipinas: rambutan, usan; Cambodja: saaw maaw, ser mon; Tailandia: ngoh, phruan; Vietnam: chom chom; India: ramboostan; China:Shao Tzu.

ESPÉCIES:
Existem mais de 30 espécies de Nephelium com frutos comestíveis. Outras espécies incluem pulasan ( N. ramboutan-ake ), korlan ( N. hypoleucum ), rambutã gigante ( N. cuspidatum ), sungkit ( N. maingayi ) e Arut ( N. xerospermoides ).

Existem mais de 200 cultivares dorambotão no Sudeste da Ásia. Algumas das variedades mais comuns:
Malasia - "R3" ( "Gula Batu ') , ‘R134’ -- frutos vermelhos, redondos e de tamanho médio.
R156’ (‘Muar Gadang’) - O fruto é grande, redondo e amarelo.
‘R162’ (‘Daun Hijau’) - O fruto é grande, doce e alongada, com uma casca de laranja vermelha.
‘R167’ (‘Chai Tow Cheng’) - Fruto grande, doce e alongado, com uma casca vermelha.
Indonésia: ‘Binjai’ - Frutos grandes, doces e alongadas com polpa firme e casca vermelha.
‘Jitlee’ - Singapura. Frutas médias com cascas vermelhas. Tem uma longa vida pós-colheita.
‘Rongrien’ - Tailândia. Fruto é grande e doce, com uma casca vermelha e pelos verdes.

rambotãoUSO MEDICINAL
Dentre os princípios ativos da planta encontram-se saponinas e taninos e um alcalóide nas sementes. O Rambutã é rico em vitamina C, carboidratos, proteínas, cálcio, fósforo, potássio, ferro, niacina. Sua polpa é doce e pouco ácida, semelhante à uva. O extrado da raiz é utilizado para tratar febre e o cataplasma das folhas para aliviar as dores de cabeça.
Caso deseje, assista o vídeo que fala sobre a produção do Rambutã em Rondônia (http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM958458-7823-AGRICULTORES+DE+RONDONIA+COLHEM+AS+LAVOURAS+DE+RAMBUTAN,00.html).

sábado, 21 de março de 2009

Frutas Exóticas – Pitaya (Hylocereus undatus Haw)

Frutas exóticas, assim chamadas nos países que não as produzem, são tão saudáveis e nutritivas como qualquer outra fruta. Nos países europeus, é costume chamar “frutas exóticas” àquelas que chegam de lugares distantes, geralmente tropicais.

Pitaia amarelaSuas cores, as formas e os delicados aromas têm atraído sempre os viajantes e exploradores. Não há nelas nenhuma propriedade especial de que careçam as frutas comuns, no entanto, saborea-las é um prazer especial que enriquece nossa experiência. A Pitaya é uma dessas delícias exóticas. Conheci-a através do blog do amigo Guillhermo Bolanos que tem um belo exemplar de Pitaya vermelha, que você pode conferir no blog ou no Youtube.

Características da Planta :
Da familia botânica Cactaceae, a Pitaya pertence ao gênero Hylocereus. É planta perene, crescendo comumente sobre árvores ou pedras. Tem raízes fibrosas, abundantes e desenvolve também numerosas raízes adventícias, que ajudam na sua fixação e na obtenção de nutrientes. Uma das formas de propagação da planta é por estaquia.

No vale de Tehuacán no México , ela é chamada de Pitahaya. Essa cactácea nativa dos Andes, foi levada pelos holandeses e franceses para a Ásia, onde são hoje largamente cultivadas em Taiwan, Vietnam, Tailândia, Filipinas, Sri Lanka, e Malasia. São também encontradas em Okinawa, Hawai, Israel , Norte da Austrália e Sul da China.
A pitaya vermelha é uma cactácea cujos frutos são de interesse comercial crescente por produtores e consumidores. Existem pequenas áreas de produção comercial de Pitaya aqui no Brasil em S.P, na região de Catanduvas.

Os frutos da Pitaya são ricos em vitaminas, fósforo, que auxilia o processo digestivo e previne o câncer de cólon e a diabetes. Ajuda, também, a neutralizar substancias tóxicas (metais pesados), reduz os níveis de colesterol e a hipertensão. As sementes têm efeito laxante. Pode-se consumir a polpa do fruto ao natural ou processado como refresco, geléias ou doces. Seu gosto lembra um pouco o do melão e apesar de sua aparencia chamativa, o paladar é suave. Além do fruto, que tem efeito em gastrites, o talo e as flores são usados para problemas renais.

Outros Nomes:
Dentre os múltiplos nomes existentes para a pitaya, destaca-se "rainha da noite", pois suas grandes flores brancas ou rosadas abrem somente uma noite, fechando-se nas primeiras horas do dia seguinte. Nos países do oriente, como China, Vietnã, Malásia e Japão, é conhecida como "fruta dragão", pela semelhança com as escamas características da figura do dragão, sendo considerada como uma das flores mais belas do mundo. Na Colômbia é conhecida como Pitahaya amarelo ( Pitahaya amarelo de Colômbia, Pithaya de Colômbia). O nome Pitaia deriva do nome indígena ‘pitaya’ que quer dizer fruto de escamas. As cactáceas tem mais de 600 espécies, conhecidas como cactos. Produzem mucilagens, ácidos orgânicos e glicosídeos. Somente cactáceas do gênero Opuntia produzem frutos comestíveis.

Na America latina, várias espécies diferentes são denominadas Pitaya e estão agrupadas em 4 gêneros Stenocereus Briton & Rose, Cereus Mill, Selenicereus (B.Berger) Riccob e Hylocereys Britton & Rose. As mais conhecidas são a Pitaya amarela (selenicereus megalanthus (Schum.) Britton & Rose, de casca amarela e polpa branca; Pitaya vermelha (Hylocereus spp. Britton & Rose), cujos frutos são de pele vermelha e polpa branca ou vermelha, dependendo da espécie.

Vejamos algumas espécies dessa deliciosa fruta:

Pitaia - Hylocereus_polyrhizus- Hylocereus costaricensis, os frutos apresentam coloração vermelha tanto na casca quanto na polpa;



- Selenicereus megalanthus, conhecida como "pitaya colombiana", a polpa é esbranquiçada e externamente o fruto possui coloração amarela e a polpa branca.


pitaia- Selenicereus setaceus (Schum), a casca é vermelha e a polpa esbranquiçada.

- H. undatus, porém o fruto é de tamanho menor e apresenta espinhos.

domingo, 15 de março de 2009

Carambola, antitérmico natural

carambolaA Carambola é originária da Índia e foi introduzida no Brasil, em Pernambuco por volta de 1817. Pertence à família das Oxalidácea, e seu nome científico é Averrhoa carambola. É uma árvore de porte médio, de crescimento lento, com tronco tortuoso e ramos flexíveis. Seus frutos são lisos e brilhantes, possuem cinco gomos bem pronunciados que adquirem o aspecto perfeito de estrela, quando cortados no sentido transversal. É uma planta típicamente tropical, estando espalhada por todo o país, exceto nas regiões mais frias. Consumido ao natural, é também na culinária que ela brilha em forma de doces, compotas e geléias.

Uso externo das folhas da carambola, sob forma de cataplasma, é usado para aliviar picadas de insetos, quando aplicadas duas vezes por dia. São também utilizados como antitérmico e sua casca é utilizada como antidesintérico, por possuir alto teor de tanino - cujo poder adstringente pode prender o intestino.

Dentre os principios ativos na carambola, estão os ácidos orgânicos, glicosídeos, vitaminas A, C e quantidades razoáveis de vitaminas do complexo B, em sais minerais, como cálcio, fósforo , ferro e fonte de ácido oxálico, pectina, lipídios, esteróis e ácidos graxos dentre outros. É antitérmica, hipotensora (em forma de sucos 1 a 3 vezes ao dia) e também depurativa.

Devido a uma grande quantidade de ácido oxálico, ela é utilizada na medicina popular também no combate às afecções renais. No entanto, existe uma pesquisa, feita em 1996 na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, que dá conta que a carambola possui uma neurotoxina que pode levar doentes renais graves à morte (http://www.sbn.org.br/Noticias/030602.htm). Segundo esse estudo está sendo desenvolvido um inseticida natural com essa planta.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Néktar dos deuses

nectarinaDe casca lisa e geralmente mais doce e menor que o pêssego, a nectarina é erradamente identificada como um cruzamento entre o pêssego e a ameixa. Seu nome cientifico é Prunus Persica var. nectarina., sendo portanto, uma subespécie do pêssego. Seu sabor foi considerado tão delicado que seu nome derivou da palavra grega nektar, que significa "bebida dos deuses".

Sua origem ainda é um mistério. Essa fruta foi descrita primeiramente por um escritor europeu no ano de 1587 e, em 1629, Parkinson relatava que existiam seis variedades de nectarinas na Inglaterra.

É uma planta de clima temperado, produzida no Sul e Sudeste do Brasil, especialmente Rio Grande do Sul e São Paulo. A nectarina é digestiva, diurética e pouco calórica. É semelhante ao pessegueiro, sendo que as diferenças básicas são com relação aos frutos que apresentam a casca com ausência total de pêlos e bastante coloridas.

O pêssego e a nectarina são boas fontes de vitamina C. Os de polpa amarela são ricos em vitamina A. São ainda, fonte de fibra, potássio, fósforo e até algum cálcio.

terça-feira, 10 de março de 2009

Da China para o Mundo

Antigamente os chineses afirmavam que o pêssego era símbolo de longa vida e até de imortalidade. As lendas declaravam que, se uma pespequena tijela da dinastia Qingsoa comesse esse fruto de casca aveludada, nunca morreria ou, se já estivesse tão doente que não houvesse possibilidade de cura, seu corpo não seria descomposto. O presente ideal para um aniversariante seria uma peça de porcelana fina com pinturas de flor de pêssego.

O pêssego é cultivado na China há mais de 4 mil anos, conforme se pode ver nas pinturas, poesias e esculturas. Foi disseminado pelos chineses através das caravanas para o Oriente Médio, Índia e Rússia, e adptou-se tão bem na Pérsia (hoje Irã), que os escritores antigos pensavam ser esse o seu país de origem e deram à espécie o nome Prunus Persica. Durante o século XVI, foi trazido pelos espanhóis para o Novo Mundo, sendo introduzido no Brasil em 1532.

Da família botânica das Rosaceae, é uma espécie arbórea de clima temperado, que pode atingir até 8 metros de altura. É cultivado a sol pleno e propaga-se por enxertia. Seu cultivo comercial começou a menos de 30 no Brasil. As regiões onde se destacam- são os estados do sul, São Paulo e Minas Gerais. Prefere solos sílico-argilosos, profundos e bem drenados. Quando compra-los, escolha os de tom amarelado ou creme.

FICHA DA PLANTA:
Propriedades: colagoga, diurética, hipotensora, nutriente, sedativa, laxante, emenagoga, vermífuga.
Princípios Ativos: vitamina C, fibra, potássio, fósforo e cálcio.
Indicações: as indicações medicinais dessa planta são interna e externa. Suas folhas (uso externo) são utilizadas para dores reumáticas e nevralgias, amassadas e aplicadas sobre a área dolorida em forma de cataplasma. A infusão de suas flores combate a coqueluxe, afecções renais, obstipação intestinal e verminoses. Seus frutos, muito nutritivos, além de deliciosos ao natural, combatem a gota, hipertensão, afecções do fígado e da vesícula. Combate a herpes e o reumatismo. O caroço do pêssego triturado e moído é utilizado sobre ferimentos em forma de cataplasma.

Ciclo de desenvolvimento da planta:

sexta-feira, 6 de março de 2009

As Superfrutas

as superfrutasO valor nutritivo das 27 mais consumidas no mundo foi analisado pelo médico nutricionista Paul Lachance, da Universidade de Rutgers, de Nova Jersey, EUA. Essa pesquisa levou em conta as oito substancias básicas à alimentação que são a niacina, proteína, riboflavina, cálcio, ferro, tiamina e as vitaminas A e C. As frutas campeãs foram:
Kiwi - Mamão-Papaia - Melão - Limão - Manga - Laranja-pêra - Amora - Laranja-Lima - Abacate - Tangerina

quarta-feira, 4 de março de 2009

Mais um selinho

seloRecebi este selo do meu amigo Joao Adelino, do blog TUDO GRÁTIS e retribuo com carinho para meus amigos (as) dos blogs:

Guardados e Achados
Cantinho com Deus
Cura pela Natureza
Além do Caderno
Mary Pop
O Bem Viver
Valdemir Reis
FotosFlores
Lua Branca

Regras para utilização deste selo, segundo o João:

1. Exiba no seu blog aimagem deste selo;
2. Coloque o link do blog que indicou você entre um de seus preferidos;
3. Indique pelo menos 10 outros blogs
4. Avise aos blogs que você indicou como preferidos;
5. Confira, posteriomente se os blogs que você indicou repassaram a imagem deste selo juntamente com essas regras.

terça-feira, 3 de março de 2009

O arroz nosso de cada dia

arroz integralO arroz pertence à família das gramíneas. No Oriente assume a importancia de prato principal em vários países. Segundo a Embrapa Arroz, "diversos historiadores e cientistas apontam o sudeste da Ásia como o local de origem do arroz. Na Índia, uma das regiões de maior diversidade e onde ocorrem numerosas variedades endêmicas, as províncias de Bengala e Assam, bem como na Mianmar, têm sido referidas como centros de origem dessa espécie.

O arroz foi trazido para o nosso país pelos primeiros colonizadores do Maranhão. Hoje, exportamos o produto, sendo o arroz um prato básico na mesa brasileira. O Brasil figura entre os dez maiores produtores de arroz no mundo.

Do arroz integral é retirada apenas a casca, o grão assim processado não passa pela etapa de polimento, retendo assim as camadas mais externas . Quando beneficiado, o arroz perde muitas das suas propriedades nutricionais, restando praticamente o amido como elemento principal. Já o arroz integral, alimento forte dos orientais, tem todas as propriedades descritas e sua cor natural é amarronzada. Veja uma comparação entre o Arroz Branco e o Integral para uma xícara de arroz cozido:

INTEGRAL
BRANCO
Proteína 4,9 g
4,1 g
Fibras 1,25g
0,39 g
Tiamina 0,18 g
0,4 g
Riboflavina 0,04 g
0,4 g
Niacina 2,7 g
0,8 g
Ferro 1,0 mg
0,4 mg
Potássio 137,0 mg
57,0 mg
Magnésio 60,3 mg
15,2 mg
Energia 232 cal.
223 cal.

Na medicina caseira, como indica o livro "Plantas que Curam", é empregado para curar irritações intestinais, enterites, colites e hemorróidas. Desde os tempos antigos, a farinha de arroz é usada largamente como coadjuvante no tratamento de disenterias e outras doenças do aparelho digestivo. Pode ser associado à bananas, iogurtes e à maçãs, em caso de diarréias de crianças ,como de adultos também.