segunda-feira, 27 de abril de 2009

Frutas Exóticas - Guaiabila - Eugenia victoriana

Originária do norte da America do Sul (Colômbia) é plantada esporadicamente em outras regiões tropicais e sub-tropicais. Da familia das euforbiaceas, a Guaiabila é um arbusto que pode atingir até 3 metros de altura.
Segundo o viveirista Luis Bacher, quando adulta ela atinge no máximo 3,5 m de altura. Suas folhas são elipticas e opostas com um tom verde-escuro. As flores são brancas e os frutos são esféricos e grandes, achatados nos polos, com com (7,6 a 10 cm) de diâmetro e 2 a 4 sementes por fruto. Surgem no verão, sendo em aparencia bastante semelhante ao Araçá-boi. A polpa é laranja brilhante, amargo e muito aromática.

É uma planta rústica, crescendo bem à meia-sombra, em solo ácido, rico em matéria orgânica e bem drenados. É exigente no que diz respeito à irrigação, mas não gosta de solo encharcado.
A floração e frutificação ocorre em 3 a 4 anos.

GuayabillaOs frutos amadurecem ao longo do Verão, de Maio a Outubro. A propagação e cultura é feita a partir de sementes, tendo cerca de um mês para germinar. A Guayabilla tem um sabor muito azedo, e é mais utilizada para o preparo de sucos, mas também pode ser utilizada para o preparo de geléias e licores.  É rmuito ica em vitamina C, e  conhecida como Guayabilla e sundrop.

2 comentários:

  1. Boa tarde muito bom a divulgação de frutas silvestre para o grande publico.
    Sou colecionador de frutiferas e hortaliças não convencionais e gostaria de fazer contato com pessoas que queiram trocar ou vender sementes.
    Segue meu contato; pesqueirarui6@gmail.com

    ResponderExcluir